Documento sem título
-- Arlete Jorge --

    Nome : Amalia Rocha | CONSULTAR


Amália Rocha é jornalista, formada pela Universidade de Brasília.
Começou a trabalhar em televisão em 1979, assim que entrou para a UnB. A TV Globo foi, na verdade, sua grande escola: começou  como editora e, um ano mais tarde, passou a fazer reportagens para os telejornais locais e nacionais.  Na Globo Brasília cobriu as  áreas política e econômica, inclusive o  Congresso Nacional e o  Palácio do Planalto.  Em 1982, foi transferida para o departamento de jornalismo da TV Globo São Paulo.
A experiência como apresentadora veio em 84, com a indicação da direção da emissora para substituir Marília Gabriela no comando do "TV Mulher", o primeiro programa feminino de sucesso da televisão brasileira.  Durante dois anos, ela apresentou o programa e fez inúmeras entrevistas ao vivo sobre diversos assuntos.
Com o fim do "TV Mulher" em 86, Amália Rocha foi para o núcleo de reportagens especiais do "Fantástico".  Em 87,  a jornalista  saiu da TV Globo, a convite do diretor Nilton Travesso, para ser uma das apresentadoras de outro programa feminino na "TV Manchete".
Outros convites e trabalhos importantes surgiram: participou da implantação do "Jornal da Record", ao lado do jornalista Carlos Nascimento;  apresentou o programa noturno (ao vivo)  "Paulista 900",  na TV Gazeta;  foi apresentadora do  "Escola Viva",  na TV Cultura, a convite do Secretário Estadual de Educação Fernando Morais;  esteve à frente do "Via Satélite", na Rede Mulher  e,  de 1999 a  2000, foi  âncora do programa diário matutino  "Dia a Dia Revista", da TV Bandeirantes.
Durante sete anos foi a apresentadora oficial das transmissões, ao vivo, dos desfiles do "São Paulo Fashion Week" - o maior evento de moda da América Latina -  para a DirecTV.
Na TV Record,  trabalhou de março de 2004 até o final de março de 2005, na equipe que implantou o programa   "Domingo Espetacular", uma revista eletrônica que vai  ao ar aos domingos. Além de fazer parte do quadro de apresentadores, ao lado de Celso Freitas e Lorena Calábria,  ela também fazia reportagens especiais para o programa, inclusive, no exterior. Numa delas, por exemplo, mostrou como é a vida dos brasileiros ilegais nos EUA. Em outra matéria falou sobre o medo de novos atentados e a lembrança da tragédia  do 11 de setembro. Vale lembrar que Amália Rocha é credenciada no "NY Foreign Press Center", e pode trabalhar como jornalista  nos Estados Unidos.
Contratada em abril de 2005  pelo SBT, fez parte da equipe de jornalistas e apresentadores da empresa de Silvio Santos, em São Paulo, até o ano passado.
Ao longo de sua carreira, também apresentou diversos eventos: lançamento do carro " Uno Mille" da Fiat, no Brasil;  convenção da Hewlett Packcard,  em São Paulo e no Rio de Janeiro;  lançamentos das empresas  "O Site" (provedora de internet) e  EMERGIA (empresa de banda larga vinculada à Telefônica) no Brasil;  apresentação do primeiro "Prêmio Carlos Gomes", na Sala São Paulo; apresentação  da convenção de final de ano das representantes AVON, em Itaparica (2001); apresentação do "Prêmio Gula - Os Melhores do Ano de 2001" e também a entrega do mesmo prêmio em 2005;  Teleconferência para a Rede Sesc-Senac de Televisão "Tudo por Um Bebê" ( Reprodução Humana); mestre de cerimônias da abertura dos Hotéis Hyatt e Cesar Park Faria Lima, ambos em São Paulo;  mestre de cerimônias na inauguração dos shoppings "Penha" (Emplanta) e  "Metrô Santa Cruz" (JHSF);  participou do lançamento da Campanha 2003 da Nestlé;  apresentou o  Fórum de Líderes Empresariais 2003, 2004, 2005 e 2006, promovidos pelo jornal "Gazeta Mercantil"; lançamentos imobiliários para a construtora JHS-F; eventos para a Samsung e Sony Ericsson.
Ela é, ainda, há quatro anos  consecutivos (2003, 2004, 2005 e 2006),   Mestre de Cerimônias do "Concurso Banco Real - Talentos da Maturidade", promovido pelo  Banco Real ABN AMRO Bank  e,   há oito anos, é a apresentadora oficial  do  "Prêmio Revista Eletricidade Moderna".
Em novembro de 2006, apresentou o prêmio "Empresas Mais Admiradas no Brasil -  9ª Edição", promovido pela revista Carta Capital, em seu 12º aniversário.
A jornalista também gravou inúmeros vídeos e campanhas institucionais para diversos clientes: Sousa Cruz; Sabesp;  Pfizer; Roche; Casa do Pão de Queijo; Unibanco; Banespa; Pisos Eliane; Caixa Econômica Federal; Coca-Cola;  Avon,  entre outros.
Além disso, a jornalista escreve roteiros para programas e eventos como:

" I Prêmio de Literatura ", promovido pela  Portugal-Telecom,  em 2003 e "Personalidade do Ano"   2003 e 2004, para a Câmara Portuguesa de Comércio no Brasil.

Participou ainda, como atriz, do longa-metragem "O Amigo Invisível", da diretora Maria Letícia, exibido durante o " III Festival Internacional de Cinema Infantil" (2006). No elenco: Isabela Garcia, Paulo César Grande,  Claudia Mauro, Marcélia Cartaxo, Chico Diaz,  Enrique Diaz, Zezé Mota, Rosamaria Murtinho, Emiliano Queiroz, Ida Gomes, Neuza Borges,  Ricardo Blat, Maria Letícia, entre outros. No filme, Amália Rocha se "desconstrói", ou seja, deixa de lado a apresentadora/ repórter, para viver, no cinema, a irmã de Isabela Garcia.  

Fluente em inglês (estudou durante doze anos na Cultura Inglesa), Amália Rocha também cursou dois anos na Aliança Francesa e, outros dois anos de italiano na Casa de Dante.

Documento sem título
Documento sem título
Escritório Arlete jorge - Todos os direitos reservados 2007 | Design by Elaboração e Criação de Sites